terça-feira, 17 de novembro de 2015

A reafirmação da Moda como Arte: MASP passa a ter eventos permanentes de Moda

Foi inaugurada no último dia 23 de outubro a exposição "Arte na Moda: Coleção MASP Rhodia" em um dos museus mais importantes do Brasil, o Museu de Arte de São Paulo (MASP). A exibição que foi organizada pela curadora de Moda do Museu Patrícia Carta, que também é publisher da Harper's Bazaar Brasil, conta com 78 vestidos criados para divulgar os fios sintéticos da Rhodia, em especial o nylon, com estampados feitos por artistas dos anos 60.

Essa mostra inicia o processo de inserção da moda no calendário de eventos do museu, assumindo a área como parte da cultura brasileira. Explicando a importância dessa novidade para o MASP a curadora acrescentou "As roupas não foram criadas para serem vendidas, e sim para esses desfiles-show semestrais, que tinham sempre uma temática brasileira e alavancaram toda a indústria da moda."
Como a moda tem sempre um olhar diferenciado, os vestidos foram organizados pelos artistas que os estamparam em detrimento do estilo. "Na edição a ideia é mostrar alguns dos principais movimentos artísticos do período, vistos nas roupas, como a Pop Art, o abstrato , tanto o de Manabu Mabe quanto a abstração concreta de Hercules Barsotti e Willys de Castro" informou a curadora.
Hercules Barsotti
Além de evidenciar a relação de arte com moda da época, esse modo de exibição privilegia a área que contém mais diversidade de estilos. As modelagens das peças traz os padrões icônicos do período, cercado de influências internacionais como o vestido trapézio de Saint Laurent, os tubinhos e os pijamas palazzo. Algumas das peças em exibição são assinadas por estilistas famosos da época como Dener e Ugo Castellana.
A Esposição que começou no dia 23 de outubro fica até 14 de fevereiro de 2016 no segundo subsolo do MASP, que fica na Avenida Paulista, 1578, na capital paulistana. Você pode conferir a exposição de terça a domingo das 10 às 18h (atenção que as bilheterias fecham meia hora antes do fechamento do museu). Às quintas o MASP amplia seu horário de visitação até às 20h. Às terças e depois das 17h nas quintas a entrada é gratuita, nos outros dias os ingressos custam R$25 e a meia R$12. 
Confere um pouco mais dos vestidos em exposição aqui com a gente!






Fonte: FFW / Internet
Fotos: FFW / internet