terça-feira, 22 de setembro de 2015

Que tal um passeio pela moda no início do século XIX no Brasil?

Você já se imaginou vivendo em outra época? Quiçá lá pelos idos do início século XIX, nos anos seguintes ao famoso "grito do Ipiranga". Então a tecnologia pode te ajudar a realizar esse sonho: foi lançado hoje, 22 de setembro, um aplicativo que permite visitar a casa da Marquesa de Santos, Domitila de Castro Canto e Melo, e conhecer o seu toucador e algumas peças que seriam típicas da época de 1820.
Domitila era, além de ser a mais famosa amante de D. Pedro I, conhecida por seu guarda roupa repleto de muitas roupas e acessórios. A casa da Marquesa, em São Cristóvão, vizinha a Quinta da Boa Vista, está em processo de reforma para a inauguração do futuro Museu de Moda Brasileira. A casa considerada como uma jóia da arquitetura brasileira ganhará ainda um anexo para a instalação da reserva técnica do museu, o setor administrativo e até mesmo para outras exposições.
Casa da Marquesa de Santos

Afrescos dentro da casa foram pintados por Francisco Pedro do Amaral , aluno de Debret 
Estuques e e destalhes em formato de coração dão um ar romântico ao interior da casa
O app "Casa da Marquesa HD" está disponível para o sistema IOS e Android e é gratuito. Por ele o visitante poderá passear pelos salões da casa e já ir conferindo o acervo digitalizado do museu como roupas, acessórios de moda, leques, pinturas e gravuras e algunas carnês de baile. Material este que hoje faz parte do acervo do museu que está guardado no Museu do Ingá, em Niterói, e que não pára de crescer devido a doações.

Vestido típico da época do império, é atribuído à Viscondessa de Castro, mãe da Marquesa de Santos
Binóculo de teatro, séc XIX
O aplicativo é interativo e conta ainda com jogos de perguntas sobre curiosidades e aspectos históricos do período imperial do nosso país. Para os adeptos às selfies, fiquem tranquilos, vocês não foram esquecidos, com o aplicativo é possível ainda tirar fotos como personagens da história como Dona Maria da Glória, Dona Isabel Maria ou o pai de D. Pedro I, D. João VI.
Usuária faz selfie no app para "entrar na história" 
Enquanto não inaugura esse museu que estamos muito ansiosos para conhecer, vamos aproveitando para visitá-lo virtualmente! E viva a tecnologia!

Fonte: Internet
Fotos: Divulgação/ Internet 

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

“Dior e Eu”

Os bastidores de um desfile de alta costura revelados por “Dior e Eu”
O mundo sofisticado e glamouroso da moda sempre atraiu muita curiosidade. As lentes das câmeras do cinema já focalizaram diversos pontos desse fashion world. Mas nós nunca havíamos visto nada como o documentário “Dior et Moi” (Dior e Eu – título em português).


O filme mostra a apresentação de designer belga Raf Simons à Maison Dior como seu diretor criativo e as movimentações para o seu desfile de lançamento como diretor. Claro que não deve ser fácil pra ninguém: imagine assumir um dos cargos de maior visibilidade no fashion business e como prova de fogo estrear com Haute Couture?! E o que vemos na telona é exatamente isso!

Raf que já foi rotulado pela imprensa especializada como minimalista, vai precisar se adpatar ao conceito e opulência da mulher idealizada por Christian Dior, a língua falada pela maior parte das costureiras do atêlie (francês), encaixar-se no modo de operação da Maison e , ainda, acostumar-se com o assédio da imprensa.


De mais interessante: ver como as roupas são pensadas, cortadas e produzidas. Nós adoramos e recomendamos muito!


O documentário tem direção e roteiro de Fréderic Tcheng. De acordo com o site especializado em entretenimento The Playlist, “Dior e Eu consegue tornar acessível um mundo conhecido por ser exclusivo, não importa de onde você vem ou como você se sente sobre moda”.
Nós tivemos uma certa dificuldade em achar onde assistir ao filme por não ser considerado tão comercial assim. (Estávamos sozinhos na sala de cinema assistindo!!) Abaixo vocês encontram as salas de cinema que estão com o filme em cartaz esta semana:

- Rio de Janeiro: Estação Net Rio (Botafogo e Barra) / Cine Cândido Mendes
- São Paulo: Reserva Cultural / Espaço Itaú Frei Caneca / PlayArte Bristol
- Porto Alegre: GNC Moinhos


Pra adiantar, clique AQUI para conferir o trailler e saber um pouquinho mais desse documentário que adoramos!